quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

100 anos de Nelson Rodrigues



O ano de 2012 foi marcado pela comemoração de vários centenários, dentre eles o do romancista, dramaturgo e jornalista Nelson Rodrigues. Nascido em agosto de 1912, o pernambucano teve uma infância marcada pela morte do irmão mais velho e da mudança da família ao Rio de Janeiro. E foi lá na capital federal, mais precisamente na Rua Alegre de um bairro de classe média, que o menino Nelson observava o cotidiano das pessoas que viviam à sua volta. Esse menino levará para a sua obra a paixão pelo futebol e pelos romances realistas do séc. XIX.

De forma debochada e sem pudores, Nelson Rodrigues  levou às páginas dos seus romances, contos e peças teatrais, a hipocrisia da sociedade carioca dos anos 30, 40 e 50  fazendo uma crítica direta à uma organização social preocupada com  as aparências e a moral vigente. E foi nesse embalo que ele conquistou o Brasil e desagradou a Censura.

O ser humano também recebia atenção especial na obra do mestre pernambucano. As personagens apresentavam aspectos bons e maus, hipócritas e repletos de fraquezas. O leitor invade a intimidade da personagem sem pedir licença ao ler uma obra de Nelson Rodrigues.

Na literatura, grandes sucessos como "Engraçadinha", "Meu Destino É Pecar" , "A vida como ela é" (crônicas) e "O Homem Proibido" foram bastante polêmicos e adaptados pela televisão.

No teatro, consagrou-se com o sucesso de crítica e de público "Vestido de Noiva", peça encenada até hoje por todo o Brasil.  Outras também merecem destaque como "Os Sete Gatinhos", "A Falecida", "Bonitinha Mas Ordinária", "Dorotéia" e "Toda Nudez Será Castigada".

E lá se foram também participações em programas de TV e rádio,  roteiros para a televisão e publicações de crônicas nos mais variados jornais e periódicos do país.

Muitos dizem que Nelson é o "Eça [de Queirós] brasileiro", já outros afirmam que ele era contraditório por ser extremamente conservador e retraído na vida pessoal. Porém, o que nos interessa é que Nelson Rodrigues nos embriagou com sua genialidade, audácia e percepção sobre a sociedade brasileira do século XX.

Assim eu faço a minha estreia como colaborador do blog. Me chamo Igor Reis, tenho 15 anos e gosto muito de discutir sobre as mais variadas formas artísticas, principalmente teatro, literatura e televisão.

1 comentários: