quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Homenagem a Bruno Mariston


Em 2009, quando fui professor do Colégio da Polícia Militar (Lobato), assumi uma turma super inquieta, acima do normal para os padrões e por diversas vezes perdi a paciência. Naquela turma tinha um aluno que me chamava à atenção devido às idéias e atitude crítica frente aos assuntos abordados e a ausência de receio de expor o que pensava, além do temperamento forte e falta de controle emocional.



Um dia, misturei poesia com geografia e criamos juntos através de um assunto abordado e percebi naquele garoto uma vontade criativa que logo se confirmou quando ele escreveu um poema sobre violência. Achei o texto fantástico, digno de um prêmio, caso fosse inscrito em qualquer concurso de poesias do país. Tentei incentivá-lo a escrever para concursos, mas ele se mostrou receoso de alguém roubar seus textos, além disso, o mesmo ainda não tem ideia do seu potencial.
O tempo passou, não dou mais aulas, porém aquele garoto continua trilhando o caminho da poesia e tenho o privilégio de ver seu crescimento como escritor e seu desempenho como poeta e crítico. Ele tem se apresentado no Fala Escritor mensalmente na MegaStore Saraiva do Iguatemi(Salvador) e também já se apresentou em edições do mesmo projeto no Farol da Barra e no último dia 02 de novembro na 10ª Bienal Livro da Bahia.
Em seu blog, podemos perceber que seus principais ícones foram pessoas que influenciaram milhares de jovens com sua poesia e arte, como Renato Russo, Fernando Pessoa, Charles Chaplin dentre outros. Assim como suas influências, Máriston tem um futuro brilhante pela frente, acredito que este é só o começo de um escritor e poeta que através de sua arte influenciará centenas e porque não milhares de pessoas.
Blog do Bruno Máriston:
Bruno Máriston, o frasista poemático: http://brunomariston.blogspot.com/
Bruno no site da TV Aratu:

5 comentários:

  1. Prezados leitores e amigos colunistas, escreverei para a Revista SJ todos os sábados, peço licença ao colunista de hoje para postar esta homenagem a Bruno Máriston, como forma de agradecimento pelo convite. Espero que curtam minhas postagem e fiquem a vontade para criticar, comentar, divulgar através de link's no face ou no twitter ou apenas ler.
    Saudações a tod@s e até sábado!

    ResponderExcluir
  2. Ao ler este texto fui tomado por uma imensa emoção, não sei se sou tão bom como na descrição acima, toda gostaria de agradecer a Leandro, meu eterno amigo, malungo e professor, por todo apoio que sempre me deu e afirmar sem sombra de duvidas se hoje tenho uma carreira promissora na poesia devo uma boa parte disso a você mano.

    ResponderExcluir
  3. vixe irmão está com moral mesmo,mas a homenagem é merecida, não conheço nenhum outro cara que tenha seu pensamento ,suas atitudes, sua alegria, jeito inconfundível de minero (rsrsrs ),jeito de ser, e escreve tão bem como você,tenho um enorme prazer em te conhecer e de ser um dos escolhidos para servir a RSJ, espero continuar sendo sendo seu amigo sempre .parabéns mano e a leandro também por essa homenagem prestada.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com Leandro e Julivan: essa homenagem é realmente merecida Bruno. Você não precisa ter dúvidas dos seus talentos nem da carreira promissora escrita em seu destino. Você é sensacional e me orgulho de ser sua amiga. Parabéns e muito sucesso para você. E Leandro também está de parabéns pela homenagem. Ninguém a merece tanto quanto Bruno.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Julivan e Jamile vocês é que são muito bons, ao convidar vocês para serem colunistas da RSJ deixei de lado nossas amizades e analisei a competência, honestidade e caráter de cada um de vocês, obrigado por participarem de minha vida e da família RSJ.

    ResponderExcluir