domingo, 20 de novembro de 2011

A Literatura YA no Brasil - Para gostar de ler, basta ler algo que goste


A literatura no Brasil está em grande crescimento. De um tempo para cá, mais jovens têm se aventurado no mundo dos livros. Como exemplo concreto, temos o gênero Young-Adult, um selo com literatura direcionado para o público Jovem-Adulto. Como títulos de sucesso no Brasil, temos Crepúsculo, Os Vampiros de Morgaville, A Mediadora e Sussurro – Hush, Hush. Ambos os títulos são com temas sobrenaturais e agrada uma grande parcela da população jovem do país e algumas outras gerações.

Ainda um terreno a ser explorado, a literatura voltada para jovens adultos, entre idades de 16 a 28, tem forte presença da literatura estrangeira, mas a brasileira já marca espaço nas nossa prateleira, como Sussurro de uma garota apaixonada – Mandy Porto e Os Setes Selos – Luiza Salazar.

O gênero YA busca quebrar o paradigma criado nas escolas, onde vários alunos são “forçados” a ler um tipo de leitura que não os agradam, com temas voltados para o público de mais idade.  Esse processo também está presente na capa, que está sendo muito valorizado, explorando as disposições de palavras e montagens surreais.

Deixando de lado personagens ingênuo, esse gênero retrata personagens vivendo problemas da fase, como bullying, falta de popularidade na escola, problemas familiares, busca por identidade; tudo embalado à uma dose de humor e algumas vezes surrealismo.

0 comentários:

Postar um comentário