quarta-feira, 19 de setembro de 2012

o Rio +20 consequências...

Ocorrida no Rio de Janeiro, a Rio +20 foi uma conferência que reuniu 193 nações, ocorreu entre os dias 13 e 22 Junho de 2012. Neste megaevento ocorreram desde reuniões entre os chefes de Estado, como palestras educativas abertas ao público.

 Os principais objetivos da conferência internacional são o fortalecimento da economia de desenvolvimento sustentável entre as nações, ressaltar a necessidade de manter os interesses ambientais acima dos socioeconômicos, fortalecendo assim os conceitos de economia verde.
 Com forte caráter de inclusão a Rio +20 tem o jeito brasileiro acolhedor e democrático. O país procurou mostrar que a situação ambiental que pode melhorar através de pequenas atitudes, como fica explicito na utilização de energia limpa em todos os eventos da conferência.
 Para compreender os aspectos de discussão é preciso saber os com exatidão os conceitos de economia verde e desenvolvimento sustentável, para isso o governo disponibilizou na internet conteúdo de esclarecimento desses assuntos. Abaixo estão trechos que abordam estes assuntos:
[...]6. O que é desenvolvimento sustentável?

É o modelo de desenvolvimento que equilibra os avanços socioeconômicos com o aproveitamento sustentável dos recursos naturais. Os benefícios do crescimento econômico devem priorizar a inclusão social e a proteção ambiental e fomentar políticas de erradicação da pobreza.

7. O que é economia verde?

É o modelo econômico que tem como base o desenvolvimento sustentável. No entanto, o conceito de “economia verde” permite múltiplas interpretações e sua definição ainda não é consensual. O Brasil, por exemplo, prefere trabalhar com a ideia de uma “economia verde inclusiva”, com especial atenção para o pilar social. [...] “

Retirado de:
http://www.rio20.gov.br/sala_de_imprensa/perguntas_e_respostas/perguntas-e-respostas#4-qual-a-programa

No link acima citado poderão ser retiradas mais informações sobre a Rio +20.

 Apesar de várias campanhas de conscientização, todos os problemas ambientais e desigualdades no mundo atual, os resultados da Rio +20 foram extremamente tímidos. Os governantes das grandes potências mundiais estão mais preocupados em arrecadar dinheiro pra investir na riqueza de suas superpotências do que em amenizar a fome no mundo ou os problemas ambientais.
  Como disse Bob Marley prevendo um futuro próximo "Quando a última árvore cair, quando o último rio secar, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come”.

2 comentários:

  1. Certamente a RIO +20 foi uma grande reunião. Que os seus objetivos não fique apenas no papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade mesmo pq coma ação do homem da natureza está acabando com a camada de ozônio e com a beleza que a natureza tem a nos oferecer

      Excluir