sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cidade: pólis, urbe, desigualdade, capitalismo, meio ambiente, urbanização


No dia 27 de setembro, às 18h00, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura no Shopping Salvador, será lançado o livro Cidade: pólis, urbe, desigualdade, capitalismo, meio ambiente, urbanização. Os professores do Antonio Mateus Soares, Flávio Assis, Anna Carvalho e Adônis Cairo  participam da concepção da obra e contribuem com artigos que tem como foco de análise a  cidade e suas principais questões.

A professora de Literatura Anna Carvalho, escreve o artigo Cidade e o desenho de si mesma: um espelho do séc.XVI e séc. XXI, o artigo da escritora evidência uma cidade que se institui a partir de seus antagonismos, referencia a cidade baiana – Salvador, como centro de contradições que se revelam tanto em sua topografia cidade alta e baixa, como na sua carnavalização irônica, que demonstra um profundo grau de despolitização de seus habitantes.

O professor Adônis Cairo, contribui com o artigo A Cidade aristotélica, pólis e urbe, é o texto que faz a abertura do livro, o autor descreve filosoficamente os sentidos da polis e da urbe no mundo greco romano, partindo de conceitos fundamentais que compreendem a cidade a partir de seu sentido político e morfológico, Adônis Cairo, afirma que a sociedade humana encontrou na pólis a forma mais organizada para se estabelecer relações e  encontros humanos, a pólis seria por definição um espaço para a realização da felicidade do homem, constituidora de uma unidade urbana que se tornaria base para o desenvolvimento político.

O sociólogo Antonio Mateus Soares, que junto com o geógrafo Flávio Assis coordenam o livro, escreve o artigo Feira de São Joaquim pedaço da África na Bahia, o autor afirma que a Feira se elabora como uma ecologia humana que se monta através de um ecossistema de permutas, que pode ser compreendida como uma abordagem sócio histórica que busca desvendar os processos de trocas entre o homem e a natureza. O livro também é composto por artigos de Cibele Saliba Rizek (Professora e Pesquisadora da USP) e Inaía Maria Moreira de Carvalho (Professora e Pesquisadora da UFBA).

Texto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário