A União Brasileira de Escritores/Núcleo Bahia (UBE-BA) e seus coordenadores Carlos Sousa e Roberto Leal estão de parabéns pela qualidade dos eventos que vem realizando em Salvador. Ainda nos primeiros meses de atividades realizaram um excelente encontro chamado Rumos e Perspectivas da Literatura Baiana na Livraria Cultura e outros encontros menores na Biblioteca Pública Thalles de Azevedo com autores que tem se destacado no cenário baiano.
Além dos eventos, o Núcleo Baiano reuniu e distribuiu na semana do Natal, mais de trezentos livros numa ação de incentivo a leitura intitulada “Presente para Viagem” em três locais estratégicos, Aeroporto, Rodoviária e terminal Marítimo de são Joaquim. A ação foi realizada em parceira com o projeto Fala Escritor que também tem realizado eventos importantes em prol da literatura na Bahia e contou com a presença de Tasso Revelat do Instituto Amantes do Conhecimento.
Nesta primeira semana de 2012, já podemos perceber que a UBE-BA está trabalhando para fazer da Bahia um celeiro de novos escritores e de bons eventos literários, no dia 06 de janeiro, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, foi realizado o encontro ‘Biografias e Perfis: o personagem em destaque’, cujos convidados da UBE-BA foram: Biagio Talento, Cássio Cavalcante, Cristina Ramos e Rogéria Gomes.
Os autores falaram sobre os personagens que foram frutos de suas produções literárias e também comentaram sobre as dificuldades encontradas para se publicar um livro no Brasil, como a falta de incentivo por parte do poder público, problemas na distribuição dos livros, ausência de interesse de alguns meios de comunicação para divulgar eventos literários e interagiram com o público respondendo a perguntas.
Já no dia 07 de janeiro, a UBE-Ba promoveu na Biblioteca Pública Thalles de Azevedo, o evento chamado Papo de Escritor, que foi mediado pelo escritor e jornalista Roberto Leal e teve como convidados o escritor e poeta Pinho Sannasc e a autora do livro Canto da “Minha Alma” Helena Pires. Viva a UBE-BA.
Leandro de Assis
Escritor, poeta e idealizador do Projeto Fala Escritor
Trata-se de competência e comprometimento dessa dupla, Carlos Souza e Roberto Leal, Coordenadores da União Brasileira de Escritores/Núcleo Bahia (UBE-BA. Participei da distribuição gratuita de livros por entender que o movimento é de grande importância. Grande incentivo à leitura e o despertar dela. Esses dois estão movimentando o mundo da literatura baiana. Parabéns! Parabéns todos os demais projetos que entendem essa linguagem e são parceiros como o Fala Escritor. Outra pessoa que trouxe uma grande riqueza nesse campo, Leandro Assis.
ResponderExcluir