sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ESTAMOS JUNTOS



Dirigido por Toni Venturi, lançado nos cinemas em 2011, Estamos juntos, conta a história de Carmem (Leandra Leal), uma médica solitária que vive num pequeno apartamento em São Paulo tendo por companhia apenas um amigo enigmático e o DJ Murilo (Cauã Reymond). Ao conhecer Juan (Nazareno Casero), músico argentino que vai morar com Murilo e por quem este último se apaixona, Carmem se envolve com ele tendo um breve relacionamento ao descobrir Murilo briga com a médica que fica cada vez mais sozinha. Ao descobrir uma doença grave e perceber que não tem com quem contar, Carmem resolve modificar seu comportamento e ressignificar sua vida.

A história é legal, traz várias discussões interessantes, mas o filme é fraco, até mesmo a atuação dos atores – que já se mostraram muito bons em outras produções – deixa a desejar. questões como isolamento, solidão, entrega, escolhas nos levam a reflexão através dos olhos da personagem.

A fotografia é legal, não tem paisagens bonitas e clichês, ao contrário, mostra a frieza e dureza da grande São Paulo, mas de uma forma que acaba sendo poética. Por sinal, o filme é um retrato do modo de vida dos paulistas, independentes e solitários. E também tem muitas passagens poéticas e filosóficas em seus diálogos.

A edição é dinâmica e coerente, dando ritmo ao filme sem ser cansativo, nem chato. Já a trilha sonora não ressai muito com exceção da música final que é uma releitura da já conhecida música de Lenine Paciência, cantada Elza Soares, ficou muito legal.


Uma coisa bem importante foi retratar a questão do movimento dos sem tetos no Brasil, mas poderia ser mais explorada pelo diretor.

P.S: Se estiver deprimido, cansado da vida, passe longe.

Abraços e até a próxima sexta,

Fau F.

1 comentários: