sábado, 28 de janeiro de 2012

Viva o Poesia Baiana

     No dia 24 de Fevereiro de 2010, recebi no Centro de Cultura da Camara Municipal de Salvador, onde realizava uma das edições do Fala Escritor, as meninas responsáveis pelo site Poesia Baiana. Na época, Acácia Novaes, Jeniffer Santos e Priscila Bastos estavam realizando o Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo e para orgulho dos poetas baianos, nós objetos de pesquisa das futuras jornalistas.

     Pouco tempo depois, o site entrou no ar com o seguinte texto:

"Os poetas estão por todo canto na Bahia, em eventos como o Caruru dos 7 poetas, a Bienal do Livro, Fala Escritor, em intervenções nos bares, ônibus, entre outros. Esses artistas estão espalhados, ao mesmo tempo escondidos, presos em pequenos nichos. O site Poesia Baiana vem dá visibilidade a esses poetas que sobrevivem da arte e a tem por amor."

     Desde então, o Poesia Baiana tem sido o veículo que mais divulga a poesia e os poetas baianos em todos os cantos da nossa Bahia, nele encontramos perfis dos poetas, agenda de eventos, premiações recebidas por poetas baianos, entrevistas e reportagens, além de vídeos de diversos eventos literários que acontecem na Bahia.  Até mesmo o projeto ‘Um poema em cada árvore’ realizado pelo Instituto Psia na cidade de Governador Valadares/MG já foi destaque pelo site por selecionar textos de autores baianos.

     Outra grande contribuição do site é a divulgação de concursos literários, mas não para por ai, além de divulgar, no ano passado Poesia Baiana realizou o 1º mini-concurso Ser Poeta na Contemporaneidade e teve como vencedores: Star Girl, Ana Paula Fanon e Denivaldo Piaia. Já estamos ansiosos pela segunda edição do mini-concurso e lógico, Debates Culturais se engajará na divulgação.

     Atualmente jornalistas, Acácia Novaes atua no Bus TV Salvador, Jeniffer Santos na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Priscila Bastos na Assessoria de Imprensa do Sindacs/BA (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde). Apesar disso, o amor pela poesia e a dedicação ao Poesia Baiana continua e os poetas e artistas baianos gritam: Viva o Poesia Baiana!

1 comentários:

  1. As Meninas Superpoderosas... Priscila, Acácia e Jennifer... Poesia é isso, viva, pulsante... Obrigado, meninas, pela luta...

    Valdeck Almeida de Jesus
    Poeta, Escritor e Jornalista
    www.galinhapulando.com

    ResponderExcluir