sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A importância da leitura na formação dos jovens.

LeituraAtualmente muito se discute sobre o uso exagerado das novas tecnologias pelos jovens e a pouca atenção que eles dão aos livros e ao hábito da leitura. Esse desapego tem contribuído para uma juventude pouco politizada, com senso crítico medíocre, mal informada e distante dos problemas sociais.

É preciso investimento do poder público no incentivo a leitura para que os jovens brasileiros tenham este hábito desde a infância, contribuindo assim, com o desenvolvimento cognitivo e por conseqüência o escolar. O país sente falta dos jovens estudantes com espíritos revolucionários e atentos a questões políticas e sociais, que utilizavam a música, a poesia e o teatro para protestar contra a ditadura militar, eles eram havidos pela literatura, principalmente dos clássicos, o que falta na juventude de hoje.

Pode-se observar a mediocridade literária dos jovens atuais através das músicas mais ouvidas por eles nas principais rádios do país, para mudar essa situação, é preciso que os pais controlem o tempo que seus filhos passam no computador e nos vídeo games para que tenham tempo para dedicar-se a leitura.

Com a união dos investimentos do poder público e a ação mais presente dos pais no controle do uso das novas tecnologias o Brasil terá uma juventude leitora e capaz de discutir e envolver-se na política e na solução dos problemas sócias que tanto afetam o cotidiano do país.

*Leandro de Assis, escritor, poeta, professor de história e organizador do Projeto Fala Escritor.
Blog: www.malungupoeta.blogspot.com e www.falaescritor.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário