terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A nova geração de alienados

      Houve um tempo, em que a pessoa que andava “bem informada”, era aquela que assistia telejornais, lia jornais e revistas e ouvia rádio. Na atualidade, podemos afirmar que as pessoas que continuam buscando as informações apenas por esses meios de comunicação fazem parte da nova geração de alienados. São pessoas que são levadas a pensar de acordo com o poder dominante da sociedade e as suas críticas refletem o pensamento do atual governo de seu estado e de poderosos grupos políticos e famílias que dominam os meios de comunicação.

     No Youtube, por exemplo, tem vários vídeos com denuncias contra grupos de comunicação que veicularam notícias de acordo com interesses de grupos políticos ou de empresas.  Até mesmo na TV aberta já houve esse tipo de denuncia, principalmente quando a Rede Globo ataca algum Bispo da Igreja Universal e estes utilizam a Rede Record para tornar público à podridão de sua maior rival. Mas apesar disso, muitas pessoas continuam acreditando em tudo que é veiculado por esses canais e multiplicam essas informações.

     O fato mais recente que tenho acompanhado, é uma imagem que foi veiculada pelo jornal Correio da Bahia de policiais com armas em punho no Centro Administrativo da Bahia, o Correio informa que eles estão na Avenida Paralela parando ônibus e causando terror. Outros jornais reproduziram a imagem e os comentários como se o fato tivesse ocorrido na Paralela. Com isso, quase todos os meios de comunicação e a população se colocaram contra os policiais.

     Observo que essa nova geração de alienados não é apenas de uma classe social, porém aparentemente os mais afetados fazem parte da nova classe média, aqueles que começaram a desfrutar agora de um melhor poder aquisitivo e já olham os mais pobres com desdém. Em sua maioria universitária, pensam que já sabem tudo, desvalorizam o conhecimento popular e a experiência dos mais velhos. Por esses motivos eles não têm interesse em buscar informações através dos diversos blog’s e sites de pessoas que não tem compromisso com o poder dominante.

5 comentários:

  1. O Blog está com defeito por isso o título está saindo errado, o título correto é "A Nova Geração de Alienados".

    ResponderExcluir
  2. Fonte da imagem: http://ofuxicoolidense.blogspot.com/2010/12/os-jovems-de-hoje-sao-alienados.html

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu texto Leo. Infelizmente é assim mesmo que vem acontecendo. Por isso luto tanto por uma educação séria, responsável, que mostre que nada na vida é absoluto e que tudo é relativo. As pessoas precisam aprender a ver que um único fato, um único objeto pode ser visto e entendido de diversas formas...tudo dependerá do ponto de vista de cada um, e cada ponto de vista diferente tem que ser respeitado, com ponderação, com respeito.
    Concordo plenamente com o que você escreveu.

    ResponderExcluir
  4. O Homem perde a sua capacidade de raciocínio.

    O homem perdeu a capacidade de raciocínio e o pior é que está transformando o seu instinto (mecanismo de defesa) em armas: agredir para não ser agredido. Bem errônea essa linha de mecanismo psicológico. A linha agregada ao comportamento não tem o poder de discernir em que ponto ele deve agir. Infelizmente, diante dessa fraqueza, usurpam a linha imaginaria do certo e do errado, isso deixa à mercê aqueles mais frágeis (população). Os que deveriam se posicionar na linha de raciocínio certo se aproveita dessas oportunidades para fortalecer a sua ganância (governo). Aí, quando o tumulto está bem temperado e o fogo da maldade arde em grau elevado, queimando as temperas da população sofrida chegam alguns (governo) querendo dar nomes aos filhos gerados pelo despreparo da ingerência dele mesmo.
    Pulem o muro e assumam a bandeira de fugitivo, mas nunca fiquem em cima dele e se pendam para o lado que sair vitorioso, isso não é atitude de homem. Viva a liberdade em todos os sentidos e que o senso comum de raciocínio um dia ilumine essas carrancas.
    Luiz Menezes de Miranda

    ResponderExcluir
  5. Grande percepção sobre a TV, mesmo que polarizada entre duas redes de televisão, na internet acontece a mesma coisa, existe um movimento de blogueiros que agem ativamente contra a desinformação, contra a informação plantada, ou informação sem fonte, mas o que a galera quer mesmo é dar risadas com desenhosinhos e piadas de mau gosto, acreditando que estão se informando e ao mesmo tempo colaborando com a sociedade ao CURTIR, COMPARTILHAR e COMENTAR (comentarios quando ocorrem não passam de: lol, to rindo muito, kkkk, shuashua...), sem que sejam percebidos os objetivos doutrinários fascistas que se escondem por trás de certo tipo de humor. Enquanto isso as coisas estão acontecendo no mundo real, a interação linguística na UTI, e a inteligência se alimentando por sondas, quase morta. Chegaremos certamente ao Sistema Idiocrático.

    ResponderExcluir