quarta-feira, 28 de março de 2012

Discípulos de Germano Machado fazem campanha para elegê-lo membro da Academia de Letras da Bahia

Ele merece
O professor Germano Machado esteve no último dia 14 de abril participando de uma homenagem feita pelo projeto Fala Escritor. Na ocasião, o mestre de muitos poetas, escritores, editores e intelectuais das mais variadas ciências contou um pouco de sua trajetória nas áreas do jornalismo, literatura, filosofia e de sua paixão principal, o CEPA - Círculo de Estudo Pensamento e Ação, instituição que criou há mais de 60 anos e ainda continua em plena efervescência, apesar de não contar com verbas públicas.
O que Germano não esperava era que a partir daquele momento, por sugestão do jornalista Carlos Souza, que naquela noite coordenava o Fala Escritor, todos os presentes fossem convocados a encabeçar uma campanha nas redes sociais, em prol da indicação merecida de “Germano Machado na Academia de Letras da Bahia”. Cabedal para ocupar a próxima vaga da instituição o nobre professor tem e a Bahia não pode negar. Carlos Souza defende que Germano Machado é uma espécie de “Sacerdote da Cultura da Bahia”, pela maneira quase que religiosa que o mesmo trata as questões culturais e de educação, que vem desenvolvendo ao longo de sua existência, sobretudo através do CEPA.
Uma das primeiras pessoas a levantar essa bandeira (Germano Machado na Academia de Letras da Bahia) nas redes sociais foi o jornalista e escritor Roberto Leal, um ex-aluno do curso de Filosofia Integrativa do CEPA e ex-secretário e relações públicas do professor Germano Machado por mais de 15 anos.
No dia 28 de maio próximo, Germano completa 86 anos, quando será lançado a 4ª edição do livro Tempo Decorrido e outros tempos, que se juntará aos cerca de 10 livros já publicados, entre eles estão: Os dois brasis – Introdução ao pensamento de Euclides da Cunha; A verdadeira Revolução; Homens e Estruturas; Da física da matéria à metafísica do Espírito – Introdução à Filosofia; Sintetismo - Um Glauber Inegável; Filosofia da Síntese; Da Filosofia e do filosofar – o sentido do viver humano.
É Bom lembrar que muitos nomes importantes passaram pelo CEPA, a exemplo de Glauber Rocha, João Carlos Teixeira Gomes, Calazans Neto, Fernando da Rocha Peres, Genebaldo Correia, França Teixeira, e tantos outros.
Por: Carlos Sousa

0 comentários:

Postar um comentário